sábado, 12 de junho de 2010

Pra ter namorado (Contém spoilers)


'Entre todos os amores e amigos
De você me lembro mais'

Coisa mais complexa do mundo é relacionamento. Ter namorado. Aquela pessoa tão importante e tão irritante, que te quer do seu jeito querendo do jeito dele. Complexo porque é querer demais pra caber em dois corpos, e são justamente isso, dois corpos, duas mentes, querendo.
Consenso tem que haver, do contrário, não há namoro.
Pra se ter namorado é necessário paixão mas boa vontade, em excesso. Boa vontade que faz doer os dedos, boa vontade pra ligar passando por cima do orgulho ferido, pra não brigar sempre que a sua vontade não for feita, pra aceitar um não amargo desejando ouvir um sim.
Pra se ter namorado é preciso ir além da imaginação e tentar não morrer de ciúmes sempre que ele não liga e diz que vai ligar, sempre que você vê o recado de uma amiga no orkut, sempre que alguma oferecida idiota tenta se esfregar no ser amado.
Ah, pra se ter namorado é fundamental coragem! Quase tanta quanto se é para ir à guerra. Namorar é guerrear, gastar saliva pra argumentar por algo que daqui a dois minutos você nem vai fazer mais tanta questão.
Há que se ter vocação pra estar acompanhado, pra dividir os dias e os planos.
Sonhar junto requer jeito, não é ir se impondo ao outro como quem diz: 'vai, engole aí minha vontade de visitar Paris e vem comigo'.
Namorar é rir sozinho, chorar sozinho, e entender que mesmo estando sozinho se tem alguém. Quando você passar por aquele problema que provavelmente não terá solução, é nessa pessoa que você vai pensar, quando fizer algo aparentemente terrível, é dela que sentirá vergonha. Quando quiser compartilhar um mundo de sorrisos e canções lindas, é pra ela que você vai ligar.
Dizia Carlos Drummond que 'não tem namorado quem não sabe o gosto da chuva, cinema, sessão das duas, medo do pai, sanduíche de padaria ou drible no trabalho'. Completo que não tem namorado quem não sabe o gosto do outro. O gosto bom que a gente sente de algo novo, diferente. Quem tem medo de se entregar e vive pela metade, sentindo pela metade.
Pra quem ainda não viveu esse caos de flor e nuvem, mais um pouco de Drummond: 'Ponha intenções de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de fada. Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uam névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases sutis e palavras de galanteira: Se você não tem namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho necessário a fazer a vida parar e de repente parecer que faz sentido. Enlou-cresça'. Enlou-cresça e sorria pro mundo, hoje é seu dia.
(Mil agradecimentos ao melhor namorado do mundo, o que me faz querer escrever o tempo todo, o que me transporta pro mundo dele e me faz querer ser tão melhor! É pra você que eu guardo o que há de mais lindo, o que eu penso ser mais puro e certo. Pra você os sorrisos que dou em silêncio e as lágrimas de gratidão. Pra você tudo isso e inclusive, o meu mais clichê e piegas 'eu te amo').
(Pelo som de: Minha Vida - Rita Lee)

6 comentários:

  1. ô bonita..
    lindos teus textos, sempre.

    Obrigado por estar tão presente nessa fase de transição e cuidar tão bem de mim...

    Um beijo gigante

    ResponderExcluir
  2. Liiiiindo. Até me inspirou aqui. Acho que estou perto de enlouquecer esse pouquinho que ainda falta. http://coracao-nomade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Felicidades pra vocês dois, então!

    Bem, vou parafrasear Luís Fernando Veríssimo, um dos escritores mais geniais que conheço, quando ele diz que o amor é como um número de trapézio. Claro que ele pôs essa frase na boca de um cara que estava traindo a mulher e isso muda as coisas, mas mesmo assim a frase faz sentido, hein? haushasu

    :]

    ResponderExcluir
  4. Pois é, to precisando enlou-crescer então.
    Mas um bom namoro pra você :)
    :*

    ResponderExcluir
  5. Tay
    Adoro as coisas que escreve
    Lindo
    Sabe, você escreve e desperta nas pessoas uma vontade de realizar...
    Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Nossa sabe quando agente lê e sorri sozinho balançando a cabeça e concordando. rsrsrsr. É isso aí que acontece.
    Lindo adoro sempre
    bj amiga
    Drika

    ResponderExcluir

Lembre-se que você me faz feliz. Críticas serão sempre aceitas, desde que você use de um mínimo de educação. Eu jamais ofendo ninguém, tente prezar a reciprocidade.
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...