terça-feira, 20 de setembro de 2011

Das leituras que faço - Dia 20



Dia 20) Você gosta de poesia? Qual seu poema ou poeta favorito?

Tive um período da minha vida mais poético, meio da adolescência para ser mais exata. Escrevia poesias compulsivamente e lia, lia e lia livros e mais livros de poesia. Das leituras que fazia me lembro bem de alguns nomes, Vinicius de Moraes, sempre Vinicius, com seus sonetos deliciosos e tão belos, Cecília Meireles, Mario Quintana. Era apaixonada por Quintana, na quinta série a professora de português leu para mim o 'Poeminha do Contra' e nunca mais me esqueci:
'E todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!'
O versinho mora comigo até hoje, mas ainda existe outro do Quintana que gosto mais, provavelmente pela profundidade do que me diz, sempre que leio lembro de como é preciso ser forte com nossas decisões, o poema chama-se 'Das Utopias':
'Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!'
Quintana é lindo! Mas não é o único que gosto, leio muito Martha Medeiros, adoro o jeito como ela mostra a mulher, adoro a escrita produtiva dela, que limpa o pensamento e esclarece. Adélia Prado me comove. Leio poesia para descansar e sempre funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que você me faz feliz. Críticas serão sempre aceitas, desde que você use de um mínimo de educação. Eu jamais ofendo ninguém, tente prezar a reciprocidade.
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...