segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Das leituras que faço


Postagens temáticas mensais me dão uma certa preguiça, mas achei esse meme extremamente interessante e resolvi participar!
O objetivo dele é responder diariamente sobre livros, como eu já comecei no dia dez, esse primeiro post responderá dez perguntas de uma vez, são elas:

01) Livro que estou lendo

Estou no finalzinho de 'Causa Nobre', da Hellen Fielding (O Diário de Bridget Jones). Estou gostando, fiquei surpresa quando comecei porque esse livro foi escrito antes do sucesso da Bridget (minha versão inglesa e famosa), não sei como ninguém fala dele. A história é sobre refugiados da África, então era quase improvável que eu não gostasse.

02) Último livro que leu e o próximo que lerá

Acabei de ler 'Meus Pijamas em Paris?!' (da Taynná Gripp, ops, meu! Ainda vou falar dele aqui, assim que possível). Foi engraçado ler o meu livro, ele é a realização de muitos sonhos, então estar com ele nas minhas mãos, lendo as sugestões da editora, parece algo surreal ainda... Mas adoro aquela história! É meu favorito! 
O próximo que lerei é 'Neve', de Orhan Pamuk, não sei nada sobre ele ainda, peguei pela capa.

03) Lê resenhas de livros?

Quase sempre leio, algumas vezes a capa do livro me encanta tanto que eu nem leio nada sobre. Mas elas não costumam influenciar muito na opinião que tenho a respeito da obra...

04) Onde gosta de ler?

Adoro ler no tapete do meu quarto, jogo uma almofada e fico o tempo todo procurando uma posição confortável... Recentemente peguei o hábito de ler em um banquinho da praça, principalmente contos ou a história do Pequeno Príncipe, é algo meio ritualístico, eu pego o livro, vou pra lá e leio até me sentir melhor.

05) Abandona a leitura de um livro?

Raramente faço isso, mas já ocorreram casos sim. Alguns livros me deixam muito cansada, talvez seja a escrita ou o nível de estresse que eu estou passando no momento. Mas já abandonei sim. Um dos livros que li e mais gostei até hoje, A Menina que Roubava Livros, foi abandonado duas vezes, só na terceira vez consegui pegar o pique e ir até o fim, ainda bem!

06) Quem ou o quê inspirou o amor por livros?

Fui uma criança que ouvia histórias antes de dormir, além do mais, tinha muita curiosidade pelo mundo das letras, adultos liam jornal perto de mim e eu queria conseguir acompanhar aquilo tudo. Li os clássicos infantis e de pequena me apaixonei pelo Pequeno Príncipe, quase todos os anos releio. Quando tinha doze anos conheci uma professora de português que me emprestou um livro que na época me encantou (Nas Margens do Surf - Edith Modesto - Coleção Vagalume), eu adorei a história e ela passou a me emprestar mais e mais livros, quando vi estava irremediavelmente viciada em leitura.

07) Empresta ou pega livros emprestados?

Sempre! Procuro comprar os livros que gosto e quando me pedem empresto, mesmo sabendo que às vezes não serão devolvidos. Existem apenas três exceções, um livro da Clarice, um que conta a história de todas as canções dos Beatles e um da Martha Medeiros. Ganhei de pessoas ultra especiais, então tenho medo de emprestar e não voltarem, representam mais que uma história para mim.

08) Quantos livros tem e qual o autor que mais possui?

Tenho no momento 76 livros, ainda não contabilizados os que foram roubados... Os autores que mais tenho são Oscar Wilde (tenho 4 dele e ele nem é o meu favorito), Paulo Coelho (tenho 3, adoram me dar livros dele de presente), Machado de Assis, William Shakespeare e Clarice Lispector, Marian Keyes (essa sim é minha favorita!) com dois de cada.

09) Fica com todos os livros que compra?

Não, quase sempre quando compro um livro ele é para presente. É incrível como adoro dar livros para as pessoas, algumas até já desistiram de me chamar para aniversário ou festas natalinas. Mas quando compro para mim, ainda que não goste, fico com eles.

10) Um único livro para ganhar/comprar até o fim do ano

Quero muito 'Tem Alguém Aí?', da Marian Keyes, é um dos únicos dela que ainda não li e traz uma personagem que já é conhecida nos outros livros. Mas existem outras opções para presente, devo lembrar que nada me deixa mais feliz que abrir um embrulho e ver um livro lá dentro!


Bem, como foram dez perguntas de uma vez, acabou ficando um pouco grandinho... É isso, boa leitura para todos nós! O blog Happy Batatinha é bem interessante, criativo e divertido, o meme é de lá. Encontrei tudo isso no blog da Lu, o Caixa Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que você me faz feliz. Críticas serão sempre aceitas, desde que você use de um mínimo de educação. Eu jamais ofendo ninguém, tente prezar a reciprocidade.
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...